Após decretar lockdown por 14 dias no dia 27 de fevereiro, a Prefeitura de Uruaçu, no interior de GO, registrou queda de 50% na transmissão do vírus em três semanas, segundo a prefeitura, no dia 10/03 eram registrados 436 casos da Covid no município e já no dia 14/03 os casos foram reduzidos para 253, uma queda de 183 casos em um curto período de tempo.
Em meio à redução de casos e mortes, elogios da comunidade científica e protestos dos comerciantes, a cidade de Uruaçu completará em breve um mês do 1º dia de fechamento do comércio não essencial, como medida de conter a disseminação do coronavírus. Os comerciantes que despeitaram as regras durante o período de lockdown receberam multas de até R$ 5 mil reais.
A avaliação da prefeitura, após três semanas, é positiva. "Foi além do que a gente esperava, porque estávamos com um número grande de contaminações e transmissões, muito preocupados com a situação e vimos que é uma medida eficaz. Se as pessoas tivessem consciência, não seria necessário aplicar medidas tão duras", afirma o secretário municipal de Saúde, Josimar Nogueira Laves.
O município tem 2.396 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 49 óbitos.
Foto: Divulgação